sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

O Cantinho da Preta

Meus amigos às 6ª Feiras vamos ter esta crónica...que encontrei no meu baú.


Oi,
Meu nome é Intelvinia Xô (a pedido de várias famílias), filha de Xinhanhanana e Maria Cazuma, nasci em Sambizamba a 6 de Março de 1963 (marvada hora), o parto foi normá, minha mãe que tinha algumas posses (3 cabras, 1 enxada, 1 balde de prástico, 7 bananeiras e 1 palhota) pediu prós vizinha mi pari, pois já tava prenhe de mê irmão Fuzê e não lhe petecia carregá cos dois.
Deu merda,pois deu. A bésta dos vizinha tinha os braçinho curto e quando resorbi sái não conseguiume garrá logo. Quasi, quasi, quasi, ....quaaaassi qui morri, pôs Maria Kazutuba era assim seu nome, pariu-me enquanto fazia amô em pé, cum sargento di passageim. C´raaaaro foi descuido, e eu, estando um cupado, tive di sái p´lo otro, Ind´ ovi o Sargentu gritá – Xiiiiiiii... que xeiro os merda!!! Puta que pariu...!!! E Maria Kazutuba esfodida pru insurto gritó -"Foda-se, num dís cralhada di frente da minina, sêu porco!", e correu co cívico. Mas tava eu a contá, a dizé digo, pois contá inda no sei, nasci tava Maria im pé e cáí batendo cos cambota beeeem no meio do chão. Sorte qu´amerda era muunta e morteceu os pancada. Fiquei zarolha té hoje, i todo, todo santo dia doi-mos cambota sempre pelas 3 da tarde que foi a hora do meu nascimentu, tarvez por issu não gosto d´açorda de mariscu, neim caviar. Só moquecaaaa, dessa goooosto, moqueca booooaaa, de meu xafi qué preto macho. Nô interessa, nô teressa agora cô nego tá ki garumpando pois sinto bafo bom da catinga, mesmo,mesmo aqui no meu nuca. Não quero qui oça o que escrevo.
Mas como dizia a maneta deixou eu cai e enfeiei um pouco, tarvez porisso sempre que xegava todos diziam “... Intelvinia XÔÔÔ”, e fiquei, fiquei Intelvinia Xô, tééé hoje.
Mas tambén´interessa, o quimporta é que fartei, e 3 dias depois de nascer fuiimbora trabalhá prá cidade.
Eu sofri 7 dias sem moqueca, sem comê e sem trabalho, tentei médica mas tava cheio, tentei profeçôra, tambem tava, tentei banco,...tava de férias, té tentei emprego num´óficina de escapes, mas o roto do gerente só queria roço,roço cum ponteira, roço cum panela, roço co mecanico,roço co Intelvinia, pfffff... frac´alavanca. Bem... fui vendê carro!!!
SSSSAAAAUUUUDDDAAADDDEEES, do barriguita d´ôro.Parece co tô a ovi “ ...hum,hum, ronca put..., ronca put.. que vais prá ford”, vendê, vendê, num vendi nenhum carro, mas depressa patentiei a General d´ Oficina eu acho. Eu entrava e alguém sempr dizia “PAROU TUDO QUÉ A HORA DA GE(ne)RAL”.
Mas fartei!!! Já custava andá.
Fui pra policia...mas na próxima 6ª Feira eu conto... qui já sinto três e o meu Xafi só tem um. ... vá, vá, vamô organizá.

Beijos Intelvinia Xô

1 comentário:

Anónimo disse...

Sita panho ti como! Moqueca di camarão... o major sabe perfeitamente que o bóbó é um excelente jogador.